Amigos Nada Virtuais

03 agosto 2010

Não Inspirador


É razoavelmente fácil escrever e inspirar-se com o roamance, com a beleza  das flores, com uma ida ao campo ou um renovador passeio na praia. Porém, o Não Inspirador nos cerca. Está nos jornais, nas revistas, na internet. Está no centro da cidade, nas favelas, e as vezes bate em nossa porta. O encontramos também em alguma enchente, ou sendo vítima do calor e do frio extremos.
O Não Inspirador é um vizinho indesejável, aquele que viramos a cara para não vê-lo, mas ele está sempre ali.
Não o queremos por crer que não nos oferece nada de bom e construtivo, pois na verdade só nos mostra a miséria humana.
Não o buscamos por não desejar sair de nossos mundinhos e de nossos próprios problemas. E com isso deixamos de percebê-lo, mas ele está sempre ali.
O pior é que ele não tem uma cara definida. Pode ser um adolescente que está se drogando no quarto e seus pais, sensibilizados com a novela e atentos ao Caso Bruno, não veem. Pode ser um parente que está passando por reais dificuldades financeiras. Qual? Aquele que quando vai a nossa casa fingimos que não estamos. Uma criança que nos pede esmola para comer e para não "apoiar" o uso de drogas e a criminalidade não ajudamos. Tem mil faces o Não Inspirador, sendo assim, pode ser um aborto forçado, a violência doméstica, um ato desumano contra animais, e até mesmo uma família em uma casa de papelão.
Como mudar? Não há fórmula mágica para  que o Não Inspirador desapareça. Mas vale o convite à reflexão de que a sociedade é o resultado de nossas próprias ações. O que é o mundo, somos nós. E para transformar o Ignorado Companheiro, devemos olhar para dentro e para fora de nós mesmos.
Não precisa muito para percebermos se : jogamos lixo nas calçadas, se somos preconceituosos, se mentimos vez ou outra, se traimos a confiança de quem nos ama ou se em nome da moral e do silêncio fechamos os olhos para o feio da pedofilia e do uso de drogas ou se somos grosseiros e agressivos.
Pode parecer idealismo, mas se ficamos sentados, esperando que outro dê o primeiro passo nossa realidade jamais mudará. E nunca veremos a sonhada notícia: Hoje, no Brasil, foi comprovado o desaparecimento do Não Inspirador. Em nota seu acessor disse: "Desapareceu, mas não estamos  preocupados, já que de seu desaparecimento surgiu algo novo, belo, harmônico, amável, ..."

Quem sabe um dia?

Um comentário:

O que mais brilhou